ÁLCOOL DE CEREAIS 96º
PROPRIEDADES: Líquido límpido, incolor, volátil e inflamável. Odor característico (suave/neutro em comparação com outros álcoois). É obtido da fermentação de cereais (milho, arroz, etc.) ou cana-de-açúcar.
UTILIZAÇÃO: O álcool de cereais pode ser usado para os mais diversos fins. A principal utilização desse tipo de álcool é como ingrediente para a produção e aromatizantes e essências. Além disso, é também aplicado em produtos homeopáticos, como, por exemplo, no extrato de ervas medicinais e de própolis, ou como diluente nas farmácias de manipulação.
Como se trata de um produto que não agride a pele, diferentemente do álcool produzido a partir da cana-de-açúcar, mais utilizado como combustível, o álcool de cereais pode ser utilizado na fórmula de desodorantes, perfumes e odorizadores de ambientes.
O álcool de cereais também pode ser encontrado em algumas bebidas produzidas a partir de cereais, como vodka, whisky, conhaque e licores, lembrando que seu consumo em excesso pode causar efeitos colaterais, como gastrite, úlcera e dor de cabeça crônica.
No meio ambiente, o álcool de cereais não causa qualquer tipo de bioacumulação, mas é importante evitar o seu derramamento em águas residuais. No caso de precisar descartar o produto, a melhor forma é deixar que evapore naturalmente.
Peso Molecular: (46,07)g/mol
Densidade relativa (20°C): 0,805 g/mL e 0,815 g/mL

Nº CAS: 64-17-5
ONU: 1170
Solubilidade: Miscível em água e em muitos solventes orgânicos.
Grupo químico: Álcool (ou Etanol)
Funções: Solvente, Veículo, Diluente.
Inflamabilidade: Altamente Inflamável
Aplicação:
É um produto de alta pureza, considerado neutro e menos agressivo à pele. Sua principal aplicação é como solvente e veículo.
Indústria de Perfumaria e Cosméticos: Ingrediente base em perfumes, águas de colônia, desodorantes e outros cosméticos, devido ao seu odor neutro e pouca agressividade à pele.
Indústria Farmacêutica e de Manipulação: Utilizado na produção de princípios ativos fitoterápicos (como extrato de própolis), extratos de ervas medicinais e como diluente.
Indústria de Alimentos e Bebidas: Por ser um álcool "potável", é usado na fabricação de bebidas (vodkas, licores, whisky, etc.) e na produção de essências aromáticas e extratos alimentícios.
Outras Áreas: Solvente em formulações especiais, produção de aromatizadores de ambiente, artesanato (tintas), etc.
USO INSTITUCIONAL
CUIDADOS / SEGURANÇA:
Inflamabilidade: Produto altamente inflamável. Manter distante do calor, de faíscas, de chamas diretas e de superfícies quentes.
Contato: Pode causar irritação ocular grave (vermelhidão, lacrimejamento). Em caso de contato com os olhos ou pele, lavar com água em abundância.
Inalação/Ingestão: Pode provocar sonolência, vertigem, náusea e tontura.
Emergências: Em caso de derramamento, conter o produto e absorver com material inerte. Não descartar em esgotos ou corpos d'água. Em caso de incêndio, usar areia seca, produtos químicos secos ou espumas resistentes ao álcool.
Armazenamento: Manter o recipiente bem fechado, em local ventilado e afastado de fontes de ignição.
FORMULAR E FAZER foi criada para trazer soluções em desenvolvimento fornecendo formulações nos mais diversos ramos da química formando parceiros com prestação de serviços como apontamento de responsável técnico na sua região para, elaboração e aplicação de manual de boas praticas de fabricação, agregando conhecimento e melhoria nos resultados para parceiros.