HIPOCLORITO DE SÓDIO 12%
PROPRIEDADES: Liquido, Amarelo-esverdeado, Odor picante, semelhante ao do cloro.
UTILIZAÇÃO: O Hipoclorito de Sódio é aplicado no Branqueamento de celulose e têxteis, Tratamento de águas – Desinfecção, esterilização, ação algicida e desodorização de águas industriais, água potável e piscinas, Tinturaria, Produtos de limpeza, Lavagem de frutas e legumes, Produção de diversos produtos químicos tais como, oxidantes, branqueadores e desinfectantes, Solução de irrigação em dentária.
Peso Molecular: 75,45 g/mol
Densidade relativa (20°C): 1.100 – 1.200
Nº CAS: 7681-52-9
ONU: 1791
Função Química: Agente Oxidante: Sua função central é oxidar e, assim, romper componentes celulares essenciais de microrganismos (bactérias, vírus, fungos), causando a morte celular.
Liberação de Ácido Hipocloroso: Quando dissolvido em água, o hipoclorito de sódio dissocia-se e forma ácido hipocloroso (HOCl), que é o principal agente desinfetante.
Ação Descolorante: Ele é capaz de descolorir pigmentos, o que o torna eficaz como alvejante.
USO INSTITUCIONAL
CUIDADOS:
Nota de Segurança: O hipoclorito de sódio, em qualquer forma, é um produto químico forte e deve ser manuseado com cuidado, evitando a mistura com ácidos ou amônia, o que pode liberar gases de cloro perigosos.
Por contato: A altas concentrações irrita a pele e pode causar queimaduras profundas e inflamações. Contatos repetidos podem causar dermatose.
Em contacto com os olhos causa irritação intensa, lacrimejamento e inchaço das pálpebras. Risco de lesões graves ou permanentes do olho.
Por inalação: Os vapores de NaClO são irritantes para o aparelho respiratório causando tosse e irritação intensa do nariz e garganta. Exposições prolongadas causam danos severos ao sistema respiratório (edema de faringe, laringe e pulmonar).
Por ingestão: Pode provocar queimadura da boca, náuseas e vómitos sanguinolentos, colapso respiratório, delírio, coma e possível perfuração do esófago e estômago.
Altas concentrações podem mesmo ser fatais.
Se se ingere 3-6% de lixívia (branqueador doméstico), dá-se a irritação gastrintestinal.
Se ultrapassar 10% pode mesmo causar lesões corrosivas graves na boca, na garganta, esófago e estômago, acompanhados de hemorragia, perfuração, e eventualmente morte.
FORMULAR E FAZER foi criada para trazer soluções em desenvolvimento fornecendo formulações nos mais diversos ramos da química formando parceiros com prestação de serviços como apontamento de responsável técnico na sua região para, elaboração e aplicação de manual de boas praticas de fabricação, agregando conhecimento e melhoria nos resultados para parceiros.